sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ESPESSURA DA MADEIRA

3, 6, 9, 12, 15, 18, 25, 44mm
     Diversas opções de espessuras de MDF existem no mercado. Então, qual a mais recomendada?
A resposta é: DEPENDE!! Depende para qual situação utilizará, ou seja, cada uma tem sua função, seja estrutural ou apenas fechamento.

O FUNDO Começando pelo fundo de armários e gavetas, seria um exagero colocar um MDF de 15mm por exemplo, uma vez que o fundo serve apenas para manter o móvel no esquadro e as vezes nem isso.

A LATERAL     Já no caso de laterais de armários e módulos, muitas são as opções de mercado. Na realidade, a função desta peça é dar apoio às prateleiras. A peça sofre uma pressão vertical, ou seja, independe da espessura da lateral do móvel. Veja na imagem abaixo.


      Na imagem acima, nota-se que o peso da prateleira, exerce pressão sobre o suporte da prateleira, e este está fixado à lateral do móvel. O que realmente importa neste caso é o material, ou seja, o parafuso tende a ser arrancado da madeira com o peso da prateleira. Quando temos um material de baixa qualidade, esse parafuso facilmente se moverá. Já no caso do MDF, todas as fixações ficam mais firmes, pois trata-se de um material mais denso.

A PRATELEIRA
       Esta sim merece toda a atenção. A prateleira exerce a mesma função de uma viga de uma casa. Ela suporta todo o peso que lhe é aplicado, e distribui por seus apoios. Neste caso, devemos dar menos importância ao tipo de material e nos atentar à espessura.
       É claro que o material importa. Exagerando podemos entender facilmente que fazer uma prateleira de papel é mais frágil do que uma prateleira de vidro. Porém é claro que nas dimensões de um módulo de cozinha por exemplo, uma prateleira de MDP ou MDF têm resistências bem parecidas.
       Como numa casa, a espessura da viga é o dificultador de sua empena. Em se tratando de madeira, é a mesma coisa. Fazer uma prateleira de 15mm é possível, porém em pequenos vãos ou para pouco peso. Veja a imagem:

       SIM. O tamanho do vão também importa. Quanto maior o vão, maior terá que ser a espessura da sua VIGA/PRATELEIRA. Então, como regras básicas, podemos assumir que nos módulos de até 600mm pode-se utilizar prateleiras de 15mm tranquilamente considerando um peso moderado. Em geral, utiliza-se uma proporção entre o vão e a espessura da prateleira.
        Se vai utilizar maior peso, reforce a prateleira e não o módulo!!!
        Para os módulos maiores ou com muito peso, uma boa opção é a prateleira de 25mm, prateleiras duplas ou ainda os Tamburatos com 44 ou 45mm.

PORTAS E FRENTES DE GAVETAS
        Estas são motivos de dúvidas sempre. As lojas comercializam portas de diferentes espessuras, mas sem razão. Estruturalmente falando, a porta não exerce nenhuma função no módulo, então pra quê aumentar sua espessura????
       Assim como as laterais dos módulos, o que devemos nos preocupar muito é em relação ao material, ou seja, SEMPRE ONDE HOUVER FERRAGEM UTILIZE MDF !!
       Torne isso uma regra. O MDP não é resistente com parafusos, então fuja dele. Nas portas e frentes de gavetas, utilizamos, dobradiças e puxadores. Peças que sofrem grandes impactos, seja numa puxada brusca, ou numa batida de porta.
        Inúmeras são as casas que possuem dobradiças soltas pois os buracos dos parafusos estão espanados ou ainda puxadores soltos. A causa deste problema está na resistência do material e não em sua espessura.
       Frentes de 15mm são bem vindas. E o MDF oferece grande resistência quanto ao empenamento, então, não se preocupe com isso!!!


EM RESUMO
       Tente pensar nas funções de cada peça que compra e não vá apenas no papo do vendedor. Comprar portas de 18mm encarece o produto e não resolve problema algum. Aumentar a espessura das laterais encarece o produto e não aumenta a capacidade de peso.

       Procure profissionais qualificados !!
       Tire aqui as suas dúvidas se necessário !!


Ana Paula Vilela
Arquiteta e Urbanista
anapaula@megaoffice.com.br
(11) 3068-9353
www.megaoffice.com.br
MEGA OFFICE - autorizada da ARTESANO Planejados!




Nenhum comentário:

Postar um comentário